Avançar para o conteúdo principal

"Eu ainda sinto a lesão, mas ela não aprece mais nos exames"

O movimento de defesa a dor, nos leva a fugir do agressor, da causa da lesão que causa dor.

Quando falamos em dor aguda, este é o movimento natural.

Quando falamos em dor crônica, deveríamos ter outro movimento.

Vencer a dor crônica exige ampliar o foco de combate ao agressor. O motivo da dor não é mais uma lesão no tecido muscular, ou na articulação (junta) ou nervos.

A dor crônica está instalada por um ciclo vicioso, onde um sintoma acorda outro e a dor permanece. A dor incapacitante. Perdemos movimentos, função e o prazer em fazer as coisas que gostamos.

Foco: Atividade!
Realiza aquilo que gostamos ou gostávamos antes de termos esta dor.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?