Avançar para o conteúdo principal

Por que começar um treinamento funcional?


Nosso corpo se movimenta em diversas direções. Não apenas para frente e para trás ou para a direita e para a esquerda. Os movimentos mais corriqueiros são em diagonais e (infelizmente) também são os mais susceptíveis a pequenas lesões. Estes movimentos são os também chamados de movimentos funcionais.  Por exemplo: pegar a bolsa no banco de trás do carro. Um movimento de torção que parece simples mas é causa de muitos torcicolos, dores na coluna lombar e nos ombros.


 
Ouvimos muitas pessoas comentarem que sofrem de dores lombares, no pescoço ou nos ombros, E mesmo com essas dores, as pessoas fazem exercícios, sobrecarregam a articulação (junta), sem correção dessas limitações, aumentando assim o risco lesão e desenvolver uma dor crônica.
 
O ciclo vicioso de movimento e dor parece sem fim, mas na realidade ele tem solução: é fundamental recuperar a mobilidade daquela articulação e sua coordenação motora.


O treinamento funcional consiste justamente em treinar seu corpo para executar atividades do quotidiano, sejam estas corriqueiras ou esportivas.


A eficácia do Treinamento Funcional (ou FMS) exigue uma avaliação do seu movimento, ou seja, precisamos saber COMO O SEU CORPO realiza os movimentos do dia a dia, quais são as assimetrias, se há perda de mobilidade ou estabilidade, e pricipalmente, identificar em qual nível do movimento estes probleminhas aparecem.
 
Para a conquista de um corpo saudável, que se movimenta confortavelmente, o primeiro passo é vencer as assimetrias corporais, melhorar padrões motores e evitar as posturas viciosas e os maus hábitos posturais. 





Todo o trabalho é ralizado respeitando a anatomia e a fisiologia do corpo humano, ou seja, no inicio da sessão, é feita uma liberação miofascial.

Você pergunta, o que é Liberação Miofascial?

A fáscia é a “capinha ” do músculo, que muitas vezes devido a nossa falta de movimento no vida diária e o tempo que ficam sentados, ficam aderidos aos músculos, tirando nossa mobilidade e proporcionando pontos dolorosos.




Assim você está pronto para iniciar o treino funcional, leve.

O treinamento funcional age primeiro na correção dos seus padrões de movimento para depois estabilizar o corpo, de tal forma que você tenha total controle dele, sabendo quais grupos musculares você precisa ativar para fazer tal movimento e depois disso é colocado a sobrecarga, que são exercícios que exigem da sua mobilidade, da sua estabilidade e consciência corporal e acima de tudo, sua concentração para fazer os exercícios de progressão funcional. 
A cada aula você dá um passo a mais! Você evolui para um degrau superior na escada do desafio corporal.

Experimente!
 As aulas são desafiantes, motivadoras, você percebe a sua evolução durante as aulas e em suas atividades diárias.


Ligue e inicie SEU treinamento funcional
(48) 3371.3367

 Lays Guimarães
Personal Trainer | Prof. Ed. Física

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gilberto Dimenstein - dor crônica e formação dos profissionias da saúde

20/10/2010 - 08h21 Ignorância dói Sempre tento mostrar aqui os vários custos da ignorância, reflexo de nosso precário sistema educacional. Um deles dói. Literalmente. Muita gente sofre desnecessariamente apenas porque não conhece as doenças que provocam dores crônicas e não sabe como se tratar --e, pior, nem muitos médicos estão devidamente preparados para tratar esses pacientes com dores permanentes nas articulações, cabeça ou coluna. É o que mostra uma experiência de internet, feita com a ajuda do departamento de telemedicina da USP, que tenta explicar didaticamente as dores crônicas (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br ) além de mostrar uma série de locais em que as pessoas podem se tratar gratuitamente --inclusive com psicanalistas. Por falta de informação sobre essas doenças, pacientes retardam o tratamento e, muitas vezes, acabam ficando depressivas, ansiosas, com sérios distúrbios mentais. Nem os médicos saberiam entender direito esses pacientes, complican...

Entrevista sobre Fibromialgia

Entrevista sobre a Fibromialgia com a Dra. Juliana Barcellos de Souza  às 20h no dia 13 de fevereiro, Reprise às 9h no dia 14 de fevereiro. Confira!

Desmistificando a Hérnia de Disco - Entrevista

08/10/2016   Saúde Mal recorrente na população adulta, cerca de 30% das dores na coluna podem se tornar crônicas – com maior intensidade e duração. Entre as causas mais comuns, está a Hérnia de Disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, é resultado da má postura, de exercícios ou movimentos bruscos, que pressiona os nervos da região e gera dor. “Entre cada corpo vertebral, há um disco intervertebral, cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções. A hérnia é uma projeção do disco além do limite do corpo vertebral, uma espécie de massa de modelar seca que, ao mobilizar, perde sua integridade – ao contrário de uma massa nova, úmida, que podemos trabalhar em várias direções sem desmanchar”, explica a dra. Juliana Barcellos, Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). A fisioterapeuta alerta que uma...