Avançar para o conteúdo principal

Água!! - Dica da Nutricionista Daniela Felício


O homem pode viver sem comida durante trinta dias, porém, dependendo de algumas condições, só pode sobreviver durante quatro a dez dias sem água. A água é o segundo elemento essencial para vida, executando muitas funções no corpo humano, principalmente como reguladora da temperatura corporal.

No esporte, a desidratação pode levar a queda no rendimento do atleta, especialmente quando a temperatura do ambiente é alta. Neste contexto, várias bebidas repositoras tem sido usadas visando minimizar os efeitos negativos deste processo. Dependendo da composição destas bebidas, elas exercem diferentes efeitos no desempenho físico. A ingestão de água é essencial para a manutenção da termorregulação, sua reposição insuficiente afeta a capacidade de realizar exercício, comprometendo o rendimento. A presença de eletrólitos, principalmente sódio, pode auxiliar no processo de hidratação, aumentando a palatibilidade, a absorção de glicose e água, reduzindo os riscos de hiponatremia (baixa concentração de sódio). 

Bebidas contendo carboidrato oferecem vantagens ao exercício, pois, previnem a queda da glicemia, e estimulam a absorção de líquidos e eletrólitos e aumentam a palatibilidade.

Repositor de maracujá (1 Litro)
Suco de maracujá - 50 ml (1/4 copo de requeijão)
Açúcar refinado – 60 g (4 colheres de sopa cheias)
Sal 1g (1 colher de café rasa)
Água quantidade necessária para completar 1 litro

Repositor de kiwi (1 Litro)
Kiwi - 100 g (3 unidades)
Açúcar refinado – 45 g (5 colheres de sopa rasas)
Sal 1g (1 colher de café rasa)
Água quantidade necessária para completar 1 litro


Repositor de uva (1 Litro)
Suco de uva integral – 100 ml (1/2 copo de requeijão)
Açúcar refinado - 42 g (3 colheres de sopa cheias)
Sal - 1g (1 colher de café rasa)
Água quantidade necessária para completar 1 litro



Texto da Nutricionista Daniela Felício  - Curta sua página no Facebook
Curta a nossa página no Facebook 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?