
Embora a maioria das pessoas que consultam seja aquela que sofre com dores persistentes escrevo este texto porque vários familiares têm entrado em contato com a clínica para conhecer melhor nosso trabalho e saber "como posso ajudar"?
Acompanhantes, familiares e amigos convivem quase diariamente ca "a dor do outro", ouvem suas queixas, confirmam suas limitações, .... e sentem-se - as vezes - incapazes. Incapazes de ajudar aquela pessoa tão gentil que lhe apoiou em tantas momentos difíceis da sua vida.
A pessoa com dor tende a isolar-se, muitas vezes para não incomodar aqueles que ela ama & ...as vezes, a dor é intensa e dificulta sono, alimentação e outras necessidades básicas do ser humano, ...
Será que você (também) não ficaria de mal humor?
A dor tem este lado,
o lado de deixar vulnerável aquele que sofre e aquele que assiste ao sofrimento.
Mas lembre-se, somos vulneráveis quando temos pouca informação sobre o assunto, então não desanime-se, informe-se! ;-)
Aqui vão algumas dicas simples para lhe ajudar e melhorar sua comunicação com esta pessoa querida.
O principal: Acredite na dor!
A dor é uma sensação desagradável, desconfortante que limita a participação social, reduz a autoestima e entristece a pessoa que sofre. A dor é invisível aos olhos, ela não aparece em exame sanguíneo, nem em exames de última geração.
O segundo: A dor ou As dores?
A dor não é uma palavra no singular. Temos vários componentes de dor (sensitivo, emotivo, entre outros) & podemos agir de várias formas para proporcionar alívio da dor, esta é uma das belezas do corpo humano.
Finalmente: Estimular, Sonhar,... Viver
O cérebro humano guarda muitas lembranças e sonhos, porém o bombardeamento de informações nocicpetivas (dor) limita a ativação destes centros. Juntos, vocês podem ativá-los e favorecer a produção e liberação de neurotransmissores que ajudam no alívio da dor.
Lembre-se: Você pode ajudar!
*-*-*-*-*-*-*
Se você tiver interesse e quiser saber mais sobre este tema, entre em contato por email: juliana@educaador.com
Em 2012 estaremos oferecendo PALESTRAS PARA AMIGOS E FAMILIARES na luta contra a dor crônica!
Comentários
Enviar um comentário