Avançar para o conteúdo principal

Postura correta ajuda a diminuir sensibilidade do corpo à dor - VEJA.com

Fonte: Veja.com

Postura correta ajuda a diminuir sensibilidade do corpo à dor
Pesquisa mostra que, ao se sentir mais confiante, paciente suporta melhor o sofrimento

Manter a postura correta pode deixar o corpo fisicamente mais forte e diminuir a sensação de dor. A conclusão da pesquisa, publicada no Journal of Experimental Social Psychology, é a de que ao adotar uma postura dominante (ereta, peito estufado e cabeça erguida), o indivíduo tende a se sentir mais poderoso, no controle da situação e, assim, capaz de tolerar mais sofrimento. O efeito é psicológico.
Apesar da maioria das pessoas tender a adotar uma postura mais encurvada, de retração quando estão sentindo muita dor, os pesquisadores sugerem o contrário. Segundo eles, estender o corpo em linha reta, empurrando o peito para fora e expandindo o corpo poderiam ajudar a minimizar a sensação de dor.
Estudos prévios mostram também que adotar uma atitude expansiva ajuda a elevar os níveis de testosterona (associado ao aumento da tolerância da dor) e a diminuir os níveis de cortisol (que diminui o estresse).
Conduzida por Scott Wiltermuth, professor assistente da USC Marshall School of Business, e Vanessa K. Bohns, da Universidade de Toronto, a pesquisa mostrou ainda que a posição do corpo de uma pessoa com quem você interage pode afetar diretamente seu comportamento e postura. Isso significa que algumas pessoas que adotam uma postura submissa, encurvada, quando estão frente a alguém com uma postura mais dominante têm um limiar de dor menor — e, consequentemente, sentem mais dor.


Assista aos vídeos!
Postura correta ajuda a diminuir sensibilidade do corpo à dor - Saúde - Notícia - VEJA.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?