Avançar para o conteúdo principal

Vida equilibrada?

Você tem andado equilibrado?
Mantém-se estável sem balançar para lá e para cá?



O equilíbrio em nossas vidas vai além da atitude sensata, da boa alimentação... é preciso reconhecer nosso corpo no espaço para não sair do eixo.

Tudo isso e muito mais para - literalmente - não perder o chão!

O equilíbrio depende da nossa visão, da força dos músculos posturais (pés, pernas, costas), dos sensores táteis da planta do pé (proprioceptores plantares), e dos labirintos. Até mesmo sua emoção e concentração podem ajudá-lo(a) a manter - ou não - o equilíbrio.




Parar em um pé só
Caminhar sem desequilibrar em uma linha reta
Não tropeçar nem esbarrar em nada.

Você sabe o que fazer para ter uma vida mais equilibrada?




Muitas vezes nos acostumamos com nossa falta de equilíbrio e infelizmente não nos damos conta de quanto ele é importante em nosso cotidiano.

O equilíbrio nos protege de quedas quando caminhamos em superfícies irregulares, como por exemplo, muitas calçadas da nossa cidade - infelizmente.



O corpo bem treinado entra em ação para evitar quedas e quando caminhamos, os músculos, a visão, os labirintos entram em ação rapidamente para prevenir que um tropeção vire uma torção de tronozelo ou até mesmo uma fratura!


Para treinar seu equilíbrio existem muitos exercícios, mas o principal é praticá-los com frequência.
Por exemplo: ficar parado em um pé só de olhos abertos, e... de olhos fechados!

(ATENÇÃO: pratique em local seguro como em um corredor dentro de casa, jamais na rua! ok? ;-)


Vídeo do Programa Bem Estar

com a participação especial de um amigo: Dr. Luis Mochizuki (USP)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?