Avançar para o conteúdo principal

Cefaléia: O que fazer ? O que não fazer ?



Quem sente dor sabe o quão vulnerável está durante uma crise. Procura por todos os cantos um refúgio para se esconder, testa mil estratégias para ver se alguma possibilita o alívio da dor. 
Não é fácil mudar o foco da dor, 
exige muita concentração,...






Um refúgio silencioso...

Durante as dores de cabeça verifica-se que um refúgio no escuro, silencioso, aconchegante, e com um odor agradável podem ajudar a aliviar a dor.

Repouso.




Odor agradável...mas qual?

Pesquisas demonstram que o odor cítrico tipo limão (não adocicado!) alivia a percepção da dor  em homens e mulheres.  Odores adocicados também aliviam a dor em mulheres!


Os dados de pesquisas são aplicáveis para a maior parte da população, mas não se prenda a eles. Teste! Teste cheios agradáveis e veja qual o melhor para VOCÊ!




Medicação orientada!

Remédios, medicamentos, tomar ou não tomar?
Algumas pessoas sempre recorrem aos fármacos, outras fogem!
Qual a melhor atitude?
Será que existe uma certa e a outra errada?
Na verdade, tudo depende do contexto... de cada caso.
O ideal é consultar um médico (neurologista, por exemplo) e seguir um tratamento preventivo e ter estratégias para o momento das crises.

Evite a auto medicação ela pode ser sua principal inimiga na manutenção das crises!


Sua melhor amiga tavez seja: 
Beber água! Muita água! Diariamente!




Mudanças de hábitos de vida devem ser incluídos progressivamente,
mas aguarde a crise aliviar. Durante as crises de dores
não é momento de iniciar mudanças 
como atividade física e alimentação. 
Ao aliviar a dor, organize seus horários e ...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?