Avançar para o conteúdo principal

Ciclos viciosos de dor : persistência do sintoma

Várias crônicas do blog comentam sobre o ciclo de dor, mas:

O que é um ciclo de dor?
Para alguns pode parecer óbvio, mas para outros não.
Será regular como um ciclo menstrual ou como as estações do ano?
Será um ciclo idêntico independente do paciente?




Diversos ciclos de dor são propostos, alguns destacam a tensão muscular como causa de manutenção da dor. Estes são similares aqueles que destacam os maus hábitos posturais como culpados da dor.






Porém há alguns ciclo de dor que destacam a ansiedade e o medo como fatores que favorecem ao surgimento da dor e inatividade.



Além disto, ainda temos aqueles que colocam os distúrbios do sono como principais fatoes que leval a dor crônica.

Neste caso noites mal dormidas estariam associadas aos distúrbios do humor e a dor muscular. Favorecendo a manutenção da ansiedade, depressão e dor persistente.







Se por um lado o ciclo de dor diferencia-se de pessoa para pessoa, por outro, cada um (cada uma) pode investigar e descobrir fatores emocionais, ambientais e até mesmo biológicos que "avisam" seu corpo que uma crise de dor pode estar por vir.


Assim como você já se tornou um excelente meteorologista* por prever que vai chover, você também pode usar "este poder" a seu favor e colocar em prática algumas estratégias (ex: repouso) quando alguns sinais e sintomas anunciam que a dor está por vir.


* antes da chuva há um pequeno aumento da pressão atmosférica. Articulações (ou as "juntas)" com artrose (ou outra doença que causa alteração na integridade da articulação) são sensíveis a esta diferença de pressão atmosférica e: doem sim!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

... como um bebê! Mexa-se !

Achei este vídeo no You tube, e não pude deixar de compartilhar com vocês! Mexa-se (durma e coma) como um bebê!