Avançar para o conteúdo principal

Faça como os bebês: brinque, coma e durma bem.

Bom dia,
Ao acordar hoje de manhã, você se sentia em forma, totalmente preparado(a) para encarar um novo dia, uma nova semana?
 
Ou

Você precisou de alguns minutos extras se revirando na cama, para acordar seu corpo, reduzir a rigidez matinal, aliviar um pouco as dores no pescoço, no quadril,...?

Talvez você não acorde mais com o mesmo vigor que sentia na adolescência e infância- isto é natural, a vida adulta nos impões inúmeras responsabilidades que podem prejudicar nossa qualidade do sono, alimentação e rotina em geral.

Você sabia que recuperar a rotina pode ser uma ótima estratégia no combate a algumas dores crônicas?



Para construir uma rotina saudável sugerimos que você observe os bebês e as crianças. Você pode aprender muito com eles: 


  -  Rotina do sono -  cada bebê tem uma rotina, algumas tomam banho, outras ouvem histórias ou músicas, dormem com um brinquedo, ...
... mas todas têm um ritual para a conquista do sono. Geralmente precedido por um momento calmo para tranquilizar o corpo e com horário rigoroso para deitar-se. 

Você já parou para pensar no seu ritual para ir dormir? 
Noticiário na TV, trabalhar no computador, conversas ao telefone... 
não costumam ser estratégias que tranquilizem seu corpo e 
o preparam para ir dormir... 
 
  -   Alimentação saudável - muitas frutas, legumes e verduras. Os pais geramelmente se preocupam com a qualidade dos alimentos que os filhos comem. Mas, será que eles (os pais) costumam avaliar a qualidade dos alimentos que ingerem?

Você lembra quantas frutas comeu ontem? 
Atingiu o mínimo recomendável pelos guia alimentar? 
 (mínimo = de 3 a 5porções de frutas/verduras/legumes)

 - Exercícios - bebês (crianças) costumam explorar o mundo e os movimentos de seu corpo. Determinados a conhecer os limites de seu corpo (e os limites do ambiente em que vivem - risos) ele se alongam, treinam equilíbrio, flexibilidade e força.

Seu corpo têm lhe ajudado a explorar o seu universo? (ou tem atrapalhado?!) 




Embora pareça um pouco irônico e aparentemente simples, 
mudar sua rotina não é uma tarefa fácil.
Diversos obstáculos podem atrapalhar esta conquista de qualidade de vida.

Adaptar-se a uma nova rotina exige muita determinação e organização pessoal. Você pode solicitar ajuda aos profissionais da saúde (prof. de educação física, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, ....)



Nossa equipe pode ajudá-lo

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?