Avançar para o conteúdo principal

Por que dores reais são - as vezes - chamadas de falsas?

Talvez você nem saiba, mas existem dores que as vezes são chamadas de falsas: falsas-ciáticas ou pseudo-ciáticas (dores ciáticas) e até mesmo falsas-labirintites.

Falsas!?!

Dores falsas?!?
Com certeza, elas NÃO são falsas, 
...sobretudo para quem as sente!

Estas condições dolorosas e incapacitantes são chamadas de "falsas" em sua definição quando a dor (ou incapacidade) não está diretamente associada a inflamação (ou lesão) na estrutura anatômica que dá o seu nome aquela dor.
Parece complicado.

Vamos dialogar um pouco sobre a "Falsa Ciática", a mais conhecida.


A "Falsa ciática", ao contrário da "verdadeira" dor ciática, não é causada por compressão na origem do nervo (na raiz nervosa) seja por uma hérnia ou outra estrutura que possa vir a pinçar a raiz nervosa. Nesse caso (falsa ciática) a dor é causada por compressão do nervo em seu trajeto ao longo do membro inferior.
Geralmente por compressão ao nível do piriforme. Nestes casos a dor a palpação do piriforme reproduz a sensação de dor.

Da mesma forma que as dores ciáticas de origem na raiz nervosa (as ditas "verdadeiras") estas de compressão do nervo ao longo do seu trajeto também podem causar dor irradiada na região posterior da coxa, da perna e sola do pé. A inervação é a mesma, o sintoma se espalha pela mesma região.


Se você sofre destas dores ditas "falsas ciáticas" não desanime, elas geralmente têm um prognóstico melhor e mais rápido que aquelas ditas " verdadeiras". Alongamentos da cadeia muscular posterior da coxa são muito importantes para a conquista do alívio destas dores.


No caso das ciáticas "verdadeiras" deve-se buscar a conquista da estabilidade da lombar (região da hérnia), hidratação intensa para melhorar a condição do disco intervertebral, tratamento analítico e holístico visando reabsorção da hérnia. Em últimos casos cirurgias podem ser recomendadas.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

... como um bebê! Mexa-se !

Achei este vídeo no You tube, e não pude deixar de compartilhar com vocês! Mexa-se (durma e coma) como um bebê!