Avançar para o conteúdo principal

Dor crônica - Multifatorial

Você já ouviu falar ou já deve ter lido sobre a Dor Crônica como uma doença Multifatorial.
Neste post, queremos justamente explorar um pouquinho estes multifatores que participam desde a origem até o tratamento e persistência da dor crônica.

 A complexidade do termo exige longa explicação, mas acreditamos que aqueles que vivem e convivem com o sintoma entendem bem o que este termo quer dizer, pois a dor influencia a vida em diversos níveis.
Por outro lado, estes multifatores variam de pessoa para pessoa, assim como o tratamento da dor crônica. Muitas vezes o medicamento pode ser muito bom para algumas pessoas e não ter efeito para outras. Isto depende das características biológicas do indivíduo.
Certas situações estressantes (trânsito urbano, final do ano, ...) podem ser nocivas a algumas pessoas, mas para outras não. Isto depende da percepção de cada indivíduo.

Para EDUCAr A DOR precisamos conhecer um pouquinho melhor estes multifatores, abaixo coloco uma pequena lista adaptada de estudos científicos de Houvenagel (2003), Krsnich-Shriwise (1997) Wolfe et al. 1990 e Souza et al. 2009 e 2008. Optamos aqui por separa em 4 grupos:









 Você talvez tenha identificado outros fatores ou características. Ajude-nos a sabermos mais, deixe seu comentário ou mande um email.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?