Avançar para o conteúdo principal

Problemas com o sono?

Dormir , com qualidade, é um dos itens fundamentais para garantir a qualidade de vida do indivíduo. O sono, em suas diferentes fases, proporciona liberação de hormônios e neurotransmissores que melhoram o humor, promovem reparação de pequenos danos musculares, entre outros. No Brasil, desconhecemos estatísticas que indiquem a qualidade do sono da população, porém, dados norte americanos indicam que em 2000 acima de 60% da população dos Estados Unidos relatava ter problema para dormir ao menos um vez por semana. Em 2005 passou a 75%, tornando-se um problema importante em nossa sociedade, pois carência de sono interfere diretamente nas atividades cotidianas, nas interações sociais e no humor, podendo resultar em perda na produtividade e em lesões corporais de diversos níveis.
A qualidade do sono depende de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduos. Do ponto de vista intrínseco, fatores psicológicos e fisiológicos influenciam a qualidade do sono, como o estresse, a dor e doenças que afetam o indivíduos em sua totalidade. Dentre os fatores extrínseco aparece o colchão como um dos principais figurantes do problema. O desconforto ao deitar-se em um colchão pode resultar em problemas que vão além da má qualidade do sono, como, por exemplo, em dores nas costas e ombros durante o dia.
Profissionais da saúde são frequentemente questionados sobre o tipo de colchão a usar. Embora diversos estudos tenham sido realizados, os resultados variam entre colchões de densidade alta e de densidade média-alta. Ainda não há uma recomendação única e precisa, mas sabe-se que as densidades mais firmes são melhores que os colchões com densidade baixa. 

Seu corpo merece dormir bem
Não economize na escolha do seu colchão
Crie uma rotina para seu sono
Durma bem e recupere-se para o dia seguinte
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?