Avançar para o conteúdo principal

Depressão & Fibromialgia (Dor crônica difusa)

Seria a Fibromialgia um tipo de depressão?

Esta é uma questão ainda frequente no meio clínico, mas cada vez mais clara no meio científico.
Resposta : Não!

Entre vários motivos que diferenciam a depressão da fibromialgia, acaba de ser publicado mais um!

Em 2005, Julien e colaboradores demonstram que pacientes com fibromialgia apresentam um déficit nos mecanismos endógenos de controle da dor  (opióide dependente).
Embora Souza e colaboradores (2009) os pacientes com Fibromialgia + Depressão apresentem um maior déficit dos mecanismos endógenos de controle da dor que aqueles com Fibromialgia sem depressão, Normand e colaboradores (2010)  acabam de demonstrar que o fenômeno (déficit nos mecanismos de dor) não se manifesta em pacientes com Depressão.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fisioterapeuta Juliana fala sobre prevalência de dor crônica no Brasil

Afinal, o que é hernia de disco?

Redação Apontador 17/10/2016    As dores na coluna são um mal recorrente para a maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% dessas dores se tornam crônicas ao longo da vida — ou seja, passem a acompanhar o indivíduo em maior intensidade e recorrência. Dentre as causas de dores na coluna mais comuns está a hérnia de disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada pela má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras condições que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região e cause a dor. Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, a especialista Juliana Barcellos de Souza explica o que é especificamente a hérnia de disco por meio de uma analogia simples: “Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extens...

Dor no Frio - piora? o que fazer?